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segunda-feira, 1 de julho de 2013

Projeto Mediação de Conflitos no Contexto Escolar CEPAJ/PUC GO em parceria com Programa Bem Educar – MP/GO

Em função de ofício 01/2013 – CEPAJ, enviado ao CAOInfância, em 07 de fevereiro de 2013, que se apresentava todos os programas de extensão da PUC GO, foi realizado reunião no Ministério Público de Goiás em que se encontrava a Dra. Simone Visconsi, Dra. Liana Antunes Vieira Tormim e a Psi. Viviane Teles – PUC GO.
Ao tomar conhecimento das atividades extensionistas da PUC GO, em especial do CEPAJ, a Dra. Simone Visconsi solicitou da Coordenação do CEPAJ, parceria de Cooperação Técnica com MP de Goiás, na atuação do Projeto Bem Educar, que atua na mediação de conflito nas escolas.
Na oportunidade, a universidade solicitou junto ao MP/GO um termo de cooperação técnica que vislumbrasse transporte e alimentação para as funcionárias que iriam atuar como parceiras no referido projeto. Termo este já realizado.
Em seguida, realizamos reuniões com a equipe do CEPAJ para a escolha dos profissionais que iriam atuar no referido projeto. Na ocasião, duas técnicas se propuseram a participar, por interesse e afinidade com o tema em questão. Assim, ficou definido como coordenadora do projeto a pedagoga Karine Cristina e como técnica a psicóloga Mônica Café. Para a realização do curso nas cidades do interior o MP assumiu a responsabilidade do transporte e alimentação das profissionais do CEPAJ.
A princípio, dois municípios goianos foram escolhidos para iniciar a execução do projeto, Goiandira e Taquaral. Esses foram os primeiros municípios contemplados com o projeto devido às mobilizações de seus respectivos promotores de justiça junto ao CAO Educação, CAEJ e MP/GO.
Foram realizados cinco encontros presenciais em Taquaral:
28/02 – Apresentação do curso de mediação de conflitos para a comunidade, Conselheiros Tutelares, professores das escolas municipal e estadual. Assumência do compromisso com o curso, definição das datas de realização do mesmo e seleção dos alunos.
21/03; 04/04 e 16/05 – Realização do curso.
11/06 – Entrega dos certificados em solenidade com autoridades do MP, das Secretarias de Educação Municipal e Estadual e comunidade escolar. Foram entregues 20 certificados para alunos, 21 certificados para professores e 3 para Conselheiros Tutelares.
Foram realizados sete encontros em Goiandira:
14/03 – Apresentação do curso de mediação de conflitos para a comunidade, Conselheiros Tutelares, professores das escolas municipal e estadual em Goiandira e professores da rede municipal de Nova Aurora (Distrito de Goiandira). Assumência do compromisso com o curso, definição das datas de realização do mesmo e seleção dos alunos.
11, 18 e 25/04; 02 e 23/05 – Realização do curso.
06/06 – Entrega dos certificados em solenidade com autoridades do MP, das Secretarias de Educação Municipal e Estadual e comunidade escolar. Foram entregues 24 certificados para alunos, 31 certificados para professores e 4 para Conselheiros Tutelares.
Nas avaliações após o curso, os depoimentos dos alunos já revelam mudanças nas atitudes do cotidiano no sentido de promoção de uma cultura de paz e desenvolvimento da capacidade de pensar antes de agir: “Aprendi a respeitar a opinião do outro, a escutar, a pensar mais”; “Eu era muito brigão, mas agora não sou mais, aprendi muito com este curso” (alunos do município de Taquaral); “Não tomar partido em uma briga, ter mais calma para não gerar violência” (aluno em Goiandira). Estas afirmações já demonstram uma mudança no relacionamento entre os adolescentes da escola, na preparação para a implantação das mediações. Os depoimentos dos professores também demonstraram mudanças nos comportamentos e na motivação no relacionamento com os alunos: “… estou animado com os meus alunos, mesmo sabendo que é difícil” (professor de Taquaral); “A gente aprendeu a escutar mais os alunos” (professor em Goiandira).

Uma das preocupações constantes do CEPAJ, como unidade de extensão da PUC Goiás, é desenvolver propostas de atuação que articulam criança/adolescente e comunidade. Esse objetivo reflete em seus princípios de trabalho, que apontam para a comunidade como espaço de desenvolvimento do sujeito em suas diferentes dimensões – histórica, social, política, cultural e individual (no que se refere também à sua subjetividade). Para tanto, o CEPAJ consolidou uma metodologia comunitária, valorizando o contexto em que essa criança/adolescente insere-se historicamente. Tão logo, com este projeto vemos a necessidade de promover a formação integral de jovens e adultos para uma ação social crítica e libertadora, respeitando as diferenças, contribuindo para que as pessoas e grupos assumam seu protagonismo, criando novos instrumentos de organização para a transformação social.










O Projeto de Mediação de Conflitos é de caráter temporário para a PUC GO, com previsão de início e término, pois existe a necessidade de ser reavaliado semestralmente pela PUC GO, em função de carga horária e atividades permanentes, que são pertinentes aos programas de extensão.


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