Em função de ofício 01/2013 –
CEPAJ, enviado ao CAOInfância, em 07 de fevereiro de 2013, que se apresentava
todos os programas de extensão da PUC GO, foi realizado reunião no Ministério
Público de Goiás em que se encontrava a Dra. Simone Visconsi, Dra. Liana
Antunes Vieira Tormim e a Psi. Viviane Teles – PUC GO.
Ao tomar conhecimento das
atividades extensionistas da PUC GO, em especial do CEPAJ, a Dra. Simone
Visconsi solicitou da Coordenação do CEPAJ, parceria de Cooperação Técnica com
MP de Goiás, na atuação do Projeto Bem Educar, que atua na mediação de conflito
nas escolas.
Na oportunidade, a universidade
solicitou junto ao MP/GO um termo de cooperação técnica que vislumbrasse
transporte e alimentação para as funcionárias que iriam atuar como parceiras no
referido projeto. Termo este já realizado.
Em seguida, realizamos reuniões
com a equipe do CEPAJ para a escolha dos profissionais que iriam atuar no
referido projeto. Na ocasião, duas técnicas se propuseram a participar, por
interesse e afinidade com o tema em questão. Assim, ficou definido como
coordenadora do projeto a pedagoga Karine Cristina e como técnica a psicóloga
Mônica Café. Para a realização do curso nas cidades do interior o MP assumiu a
responsabilidade do transporte e alimentação das profissionais do CEPAJ.
A princípio, dois municípios
goianos foram escolhidos para iniciar a execução do projeto, Goiandira e
Taquaral. Esses foram os primeiros municípios contemplados com o projeto devido
às mobilizações de seus respectivos promotores de justiça junto ao CAO
Educação, CAEJ e MP/GO.
Foram realizados cinco
encontros presenciais em Taquaral:
28/02 – Apresentação do curso
de mediação de conflitos para a comunidade, Conselheiros Tutelares, professores
das escolas municipal e estadual. Assumência do compromisso com o curso,
definição das datas de realização do mesmo e seleção dos alunos.
21/03; 04/04 e 16/05 –
Realização do curso.
11/06 – Entrega dos
certificados em solenidade com autoridades do MP, das Secretarias de Educação
Municipal e Estadual e comunidade escolar. Foram entregues 20 certificados para
alunos, 21 certificados para professores e 3 para Conselheiros Tutelares.
Foram realizados sete encontros
em Goiandira:
14/03 – Apresentação do curso
de mediação de conflitos para a comunidade, Conselheiros Tutelares, professores
das escolas municipal e estadual em Goiandira e professores da rede municipal
de Nova Aurora (Distrito de Goiandira). Assumência do compromisso com o curso,
definição das datas de realização do mesmo e seleção dos alunos.
11, 18 e 25/04; 02 e 23/05 –
Realização do curso.
06/06 – Entrega dos
certificados em solenidade com autoridades do MP, das Secretarias de Educação
Municipal e Estadual e comunidade escolar. Foram entregues 24 certificados para
alunos, 31 certificados para professores e 4 para Conselheiros Tutelares.
Nas avaliações após o curso, os
depoimentos dos alunos já revelam mudanças nas atitudes do cotidiano no sentido
de promoção de uma cultura de paz e desenvolvimento da capacidade de pensar
antes de agir: “Aprendi a respeitar a opinião do outro, a escutar, a pensar
mais”; “Eu era muito brigão, mas agora não sou mais, aprendi muito com este
curso” (alunos do município de Taquaral); “Não tomar partido em uma briga, ter
mais calma para não gerar violência” (aluno em Goiandira). Estas afirmações já
demonstram uma mudança no relacionamento entre os adolescentes da escola, na
preparação para a implantação das mediações. Os depoimentos dos professores
também demonstraram mudanças nos comportamentos e na motivação no
relacionamento com os alunos: “… estou animado com os meus alunos, mesmo
sabendo que é difícil” (professor de Taquaral); “A gente aprendeu a escutar
mais os alunos” (professor em Goiandira).
Uma das preocupações constantes
do CEPAJ, como unidade de extensão da PUC Goiás, é desenvolver propostas de
atuação que articulam criança/adolescente e comunidade. Esse objetivo reflete
em seus princípios de trabalho, que apontam para a comunidade como espaço de
desenvolvimento do sujeito em suas diferentes dimensões – histórica, social,
política, cultural e individual (no que se refere também à sua subjetividade).
Para tanto, o CEPAJ consolidou uma metodologia comunitária, valorizando o
contexto em que essa criança/adolescente insere-se historicamente. Tão logo,
com este projeto vemos a necessidade de promover a formação integral de jovens
e adultos para uma ação social crítica e libertadora, respeitando as
diferenças, contribuindo para que as pessoas e grupos assumam seu protagonismo,
criando novos instrumentos de organização para a transformação social.
O Projeto de Mediação de
Conflitos é de caráter temporário para a PUC GO, com previsão de início e
término, pois existe a necessidade de ser reavaliado semestralmente pela PUC
GO, em função de carga horária e atividades permanentes, que são pertinentes
aos programas de extensão.
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